segunda-feira, 6 de agosto de 2007

O movimento Rastafari


Em 4 de junho, alguns porta-vozes da UNIA foram citados como tendo dito que a organização de Marcus Garvey não tinha absolutamente nada a ver com a piby Sagrada.Porem com a volta de garvey a jamaica marcada para dali a poucas semanas , o GLEANER, firmamente comprometido com as classes media e alta, não se desviaria do seu objeitvo maior : desacreditar garvey no seio da comunidade religiosa da ilha.O GLEANER publicou um editorial em 6 de junho cujo titulo era "UMA NOVA RELIGIAO":
recebemos duas publicaçoes da nova religiao etíope a qual fizemos alusao mais de uma vez nestes ultimos dias. Esses livros ou panfletos sao complementares a PIBY SAGRADA, biblia dos garveytas , que substituiu a biblia sagrada e que proclama Elias como sendo o Messias, afirmação que teria horrorizado o velho hebreu , correto e imparcial. É justo dizer que esta religiao parece ter conseguido fazer alguns preciosos adpetos em varios pontos. Algumas pessoas tolas e credulas podem ter sido induzidas a investir dinheiro numa tal de BLACK STAR LINE, cujos navios mal chegavam a tres e nunca conseguiam cruzar de porto a portosem solicitar contribuiçoes dos amigos para o pagamento das despesas. Mas essas mesmas pessoas hesitaram no momento de assumir uma religiao a partir do malfadado empreendimento comercial. Quanto a jamaica, é certo que esse tipo de coisa caira no esquecimento e sera motivo de galhofa. Isso tudo é um grande atrevimento. Há um tipo de vulgaridade nisso que ira enojar mesmo os mais vulgares.
E assim foi retratado o Garvey qye retornava a terra natal , como um mascate trapaceiro que virou herege, um lider negro irresponsavel, desonesto e blasfemo, merecedor do mais vil desprezo. Ele tentou recolher os pedaços do seu movimento atraves de visitas resolutas a antiga sede da UNIA nas indias ocidentais e america central, mas deparou-se com a indiferença. Em 1928 , Garvey apresentou-se um cavernoso Royal Albert Hall praticamente vazio.

Com seus seguidores espalhados e amada jamaica estremamente hostil , Garvey voltou a estabelecer-se na inglaterra em 1935. " A liderança significa tudo- dor,sangue,morte", essa era a sua crença pessoal. Em 1940, nada mais lhe restava , e ele acabou sendo enterrado em solo britanico.Mas a fé rastafari se firmara em sua terra natal , primeiramente ganhando terreno como um movimento de invasoes de terra por parte de camponeses com bases religiosas. Conforme Howell costumava dizer a seu rebanho, "aquele homem na inglaterra [primeiramente jorge V , em seguida eduardo VIII] não é nosso rei ! fiquem com a terra , não paguemimposto algum , pois o nosso rei, o rei de todos os reis, foi coroado na Etiopia e todos os atributos sao devidos a ele!".Howell e um grupo de outros lideres rastas ou semi-rastas esforçaram-se para consolidar os principios desta nova ousada religiao. dentre esses teoricos encontravam-se Archibald Dunkley e Joseph Nathaniel Hibbert, ambos membros da ordem maçonica egipcia ultra-secreta , grande e veneravel irmandade no silencio; Robert Hinds , discipulo de Bedward; Davide e Annie M. Harvey, fundadores em 1931, da seita dos "israelitas"; e o autoproclamado principe Edward Emanuel, que afirmava ter descido fisicamente do ceu para a freguesia de St. Elizabeth em 1915 e por isso, da mesma forma queo Melquiades biblico,não tinha pais mortais. Outros pioneiros lideres rastas foram Claudius Henry , Altamont Reed, Paul Ervington e Vernal Davis.Esses autoproclamados profetas formularam um conjunto de leis de alimentação e higiene para acompanhar a doutrina religiosa( muito desses leis tiveram influencia de imigrantes indianos, como os "sadhus"). Instigavam oseu rebanho a evitar a ingestao de alcool, o tabaco, todas as carnes (especialmente a de porco) , assim como moluscos, peixes sem escamas, especies marinhas predatorias ou necrofagas, e muitos temperos comuns como, por exemplo o sal. Em suma, tudo que não fosse "ITAL'', termo rasta que significa puro, natural ou limpo, era proibido.

Tambem proibiram pentear ou cortar o cabelo, e citavam a diretiva biblica no levitico 21:5 "eles não devem raspar a cabeça, nem devem aparar o canto da barba, nem cortar sua propria pele". Deveriam deixar que suas tranças emaranhadas se enredassem e entrelaçassem em cordoes de dreadlocks( MADEIXA ABOMINAVEL), e assim chamadas para ironizar a aversao dos não iniciados a sua aparencia. ( o termo dread a partir de entao acabou se transformando num elogio). A "ganja" era tida como "erva da sabedoria" e os lideres rastas icentivavam o seu consumo como parte do rito religioso, alegando que elafora encontrada crescendo no tumulo do rei salomao e citava passagens bilbicas como o salmo 104:14 para atestar suas propriedades sagradas: " ele fez a grama crescer para o gado e a erva para o uso do homem, para que ele possa retirar a comidada terra"O culto tachava de decadentes a pucumina, religiao jamaicana oriunda da africa, bem como as igrejas catolicas. Eles tambem afirmavam que a raça negra era superior e que depois do apocalipse os negros iriam controlar toda a criação, conforme fizeram no começo.Os rastas negavam as alegaçoes de outros grupos religiosos de que eram contra os brancos e os mulatos, e convidaram todos a se arrepender e aceitar jah ( abreviação de JEOVÁ). Eles afirmavam que a uma hora secreta conhecida apenas por uns poucos devotos os convertidos regressariam a etiopia por um meio não especificado, deixando para tras o calor escaldante da jamaica que consideravam ser, literalmente, o inferno sobre a terra. Até esse momento, os rastas deveriam recuar-se a participar dos conluios cotidianos e do comercio da "babilonia" , a esfera de cativeiro temporal do espirito. Os pobres logo reponderam ao chamado rasta, visto que a doutrina conferia uma certa nobreza ao seu estado de alienação. Como rastas eles agora poderiam aguardar com dignidade o dia do juizo final. ja em 1934 o movimento atraiu muitos adeptos as classes mais baixas em particular nos guetos de kingston.

Um ramo da confederação mundial etiope, uma confederação afim de angariar simpatia contra o dominio facista na etiopia, estabelecreu-se na jamaica em 1938. A reação dos rastas e não rastas entusiastica, e em 1955 selassie que estivera no exilio durante a ocupação de mussolini( 1936-1941), anunciou que 200 hectares de solo fertil de suas terras estavam sendo oferecido aos negros ocidentais colonizadores que apoiavam a luta etiope para a preservação da liberdade. Os rastas jamaicanos vibraram com o convite e começaram a incitar o seu povo a ir para la em vez de migrar para a inglaterra em busca de trabalho conforme faziam em grande numero: "etiopia sim !!! inglaterra , não !!!, liberadade para o meu povo !"neste meio tempo, Leonard Howell ( considerados por muitos o primeiro rasta) levara um grupo de seguidores da sua missao rasta nas montanhas de ST. catherine ate uma localidade remota em Spanish Town chamada Pinnacle, um terreno abandonado perto de Sligoville comprado em 1940, onde eles cultivavam ganja enquanto se ocupava de suas trezes esposas. Certa manha, Howell anunciou que ERA ELE, e não Selassié, o Deus vivo, e mandou que os fieis passasem a referir-se a ele a partir de entao como GANGUNGURU MARAGH ( uma concatenação dos vocabulos hindus, que significa "mestre de conhecida sabedoria, Rei dos reis").Se por um lado os seus fieis ficaram um tanto confusos, por outro lado as autoridades policiais ficaram completamente exasperadas e tomaram de assalto a sua caverna nas montanhas em 1954. O magistrado local declarou era mentalmente desequilibrado e o internou num manicomio fudicial, alem de criar o regime do HEAD TOP, onde todo rasta era preso. Nisso os seus seguidores dispersos invadiam as ruas de kingston e andavam a esmo em grandes grupos, em geral, escandalizando a população com seus penteados unisitados e com o consumo ilegal de ganja.Nadecada de 1950 outras congregaçoes rastas avidas por justiça social alem de salvação espiritual, começaram a tornar-se mais militantes .

Um grupo tentou tomar o parque victoria em kingston, outro tomou o antigo paço imperial em spanish town em nome de selassie. estes atos agressivos estravagantes foram denunciados pelas autoridades como consequencia logica da convenção rasta organizada pelo principe Emanuel em 1958 e que atraiu centenas de adptos ate um terreno no bairo de back-o-wall. La eles fizeram fogueras , batuques e cerimonias religiosas, segundo alguns policiais ameaças de decapitar seguidores da corporação como oferenda a jah.Para muitos esse foi o evento mais desagradavel que aconteceu na grande kingston desde o terremoto em port royal em 1692. Porem os rastas estavam simplesmente tentando estabelecer a igreja unida de Rastafari. Os seus esforços ofram em vão, pois nenhum dos adeptos de diferentes linhas conseguira chegar a um concenso sobre qual a posição de selassie no contexto geral. Seria ele realmente Deus? um parente proximo ? um profeta na sucessao de Abraao, moises e jesus ?Dentreos convidados do principe Emanuel estava Claudius Henry que em 1959 preveu a data da "emancipação" e estabeleceu a igreja reformada da africa. atraves de folhetos que custavam 1 xelim ele convidou a população a regressae a africa, porem no dia indicado,as ruas em volta da igreja de henry estavam interditadas por rastas e suas familias ansiosos, muitos dos quais tinham vendido todo os seus pertences pra conseguir embarcar. Ate o fim do dia entretando nenhuma forma de partida despontou do horizonte e Henry acabou sendo preso. ele culpou o governo e prometeu se vingar, um enorme esconderijo de armas em sua igreja foi encontrado e seu filho deu continuidade a luta, foi decretado estado de emergencia em 1960 como consequencia dos tiroteios entre rastas e o regimento real de Hampshire.As hostilidades aumentaram durante os dois anos seguintes enquantos os rastas se intitulavam "niyamen" , como referença a um grupo bastante violento conhecido como ordem niyabingi - supostamente sansionado por Selassie da decada de 1930.

Em 1963 a batalha chegou no climax gerando varias mortes pra ambos os lados.Mesmo coma repressao das autoridades o movimento rastafari continuou a propagar-se pela jamaica, finalmente chagandoa classe media em fins da decada de 1960 , quando começou a atrair uma legiao de convertidos em decorrencia do reconhecimento institucional cada vez maior dispensado aos pintores, escultores , poetas, dançarinos ,e musicos rastas.Em 1966 Haile Selassie visitou a jamaica e uma multidao de 100 mil rastas cercou seu aviao no aeroporto. Durante a visita Selassie não emitiu nenhum comentario oficial a respeito da avaliação da seita quanto a sua condição espiritual, mas Selassie fez um apelo ao povo e passou aos rastas mais idosos instruindo-os a " libertarem a jamaica antes de migrarem para a etiopia , o rasta precisa se libertam mentalmente antes de se libertar fisicamente".Isso exerceu efeito tranquilizador sobre a alvoroçada comunidade rasta visto que a portentosa responsabilidade de anunciar o dia do ultimo exodo da babilonia ficava , assim, indefinidamente adiada. Porem isso tambem foi visto como um chamado a uma ação politica mais ativa por parte dos rastas, o que , em geral , traduziu-se na luta pela legalização da ganja.Passando um tempo o credo rasta se espalharia para muito alem da jamaica devido, principalmente ao trabalho musical de Bob Marley and The Wailers.
* A policia ainda persegue os rastas, principalmente com flagrantes de ganja que continua ilegal na jamaica, mas tambem devido a sua estranha aparencia alem de suas "subversivas" crenças politicas e religiosas. Os principais alvos das autoridades sao os cantores de reggae cuja cançoes falam da indignação de jah e da decadencia moral do governo, um belo exemplo disso eram os planos da CIA para exterminar Bob Marley, muitos alegam a morte de Peter Tosh como plano dos yankees.


é legal lembrar que o movimento rastafari ja foi um movimento armado de invasao de terras, um movimento revolucionario e muito sangue foi derramado para que as raizes resistissem ate hoje, é claro que o rasta preza a PAZ e o AMOR , claro !!!! sao sentimento da fundação humana, mas é legal cultivar a força e coragem do leao de juda em cada rastafari, a chama revolucionaria contra qualquer tipo de opressao.


I-reey texto transcrito por henrique mourão do livro catch a fire, peguei a postagem de henrique no orkut. VLW HENRIQUE.

Um comentário:

Eriq lisboa disse...

irie jah!!
muito bom cara!!